20/05/2014 CNTE lança campanha por mudança de nomes de escolas que homenageiam ditadores

postado em: Notícias | 0

Para Roberto Franklin Leão, presidente da CNTE, é preciso que essas escolas provoquem debates para conscientizar os alunos sobre o porquê do nome e a necessidade de mudá-lo

Escrito por: Rede Brasil Atual
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) lança campanha pela alteração de nomes de escolas estaduais e públicas que homenageiam ditadores, e propõe que sejam trocados por nomes de perseguidos pelo regime civil militar (1964-1984). No Brasil, existem cerca de mil escolas com nomes que lembram ex-presidentes, datas e agentes ligados à ditadura. A reportagem foi ao ar na edição de ontem (19) do Seu Jornal, da TVT.

Para Roberto Frankilin Leão, presidente da CNTE, é preciso que essas escolas provoquem debates para conscientizar os alunos sobre o porquê do nome e a necessidade de mudá-lo. “As crianças de hoje nem sabem o que foi o golpe de 64, e precisam saber, para que não se repita isso no nosso país”, argumenta.

O deputado estadual Adriano Diogo (PT) elaborou projeto de lei que propõe a mudança de nome de duas escolas no estado de São Paulo: Ajair Romeu, em Bauru e Senador Filinto Müller, em Diadema. “O Filinto Müller foi o cara que entregou a mulher do Prestes, a Olga Benário, para os campos de concentração, onde ela foi assassinada”, aponta. Müller participou dos levantes tenentistas entre 1922 e 1924. Durante a ditadura Vargas (1930-1945), destacou-se pela atuação como chefe da polícia política.

Grande parte dos alunos da escola Müller desconhecem o homenageado. Ao serem informados pela reportagem da TVT, alunos e professores apontaram para a necessidade da mudança de nome. “Eu trocaria e colocaria o nome de alguém que fez alguma coisa boa aqui em Diadema, por exemplo quem fundou”, diz o estudante Lucas Dantas. “Homenageá-lo com o nome de uma escola, não acho justo”, afirma Filipe Ribeiro, professor de geografia.

Em Bauru, o deputado Diogo afirma que a aprovação da alteração do nome da escola Jair Romeu foi unânime na Assembleia Legislativa. Jair Romeu foi um torturador que cometeu crimes de lesa humanidade e atuou no Instituto Médico Legal (IML) de Bauru, que também recebeu seu nome. A Comissão Nacional da Verdade (CNV) objetiva mudar o nome do IML.

Fonte: CUT