Assembleia Campanha e Negociação Salarial 2018

postado em: Campanha Salarial | 0

A Assembleia de campanha e negociação salarial 2018 realizada no dia 25.11 em Joinville, teve como ponto fundamental a defesa dos direitos adquiridos pelos trabalhadores da educação privada com muita luta até hoje. Direitos que se encontram seriamente ameaçados pelo ataque da contrarreforma trabalhista orquestrada pelo governo ilegítimo de Temer.

Além da manutenção dos direitos, a categoria propôs, e foi aprovada como pauta de reivindicação, a criação de uma cláusula que proíba a contratação de professor como autônomo, em regime intermitente e terceirizado, pois são modalidades de contratos que prejudicam ainda mais a situação financeira e a saúde deste profissional.

Outro assunto bastante debatido na assembleia foi a situação dos auxiliares de classe, que desempenham atividades em sala de aula com alunos, mas têm que seguir a convenção coletiva de trabalho dos administrativos que representa outra realidade profissional. A proposta é que sejam regidos pela convenção coletiva dos professores e não dos administrativos, passando, aos auxiliares de classe, a garantia da extensão dos direitos dos professores. Se olharmos a convenção coletiva hoje, ela indiretamente já sugere essa aproximação quando inclui os auxiliares de classe no quadro de pisos salariais dos professores e não dos administrativos.

Também foram aprovados como assuntos a serem defendidos pelo sindicato nas negociações:  a ampliação da licença paternidade de 5 (cinco) para 9 (nove) dias;  a unificação de pauta de reivindicações com os outros sindicatos desde que não haja rebaixamento de direitos; permissão para o sindicato entrar com dissídio caso não haja acordo nas negociações; e a participação dos trabalhadores da base nas rodadas de negociação juntamente com a direção do sindicato com objetivo de compreender o processo e fortalecer a luta.

É importante que você trabalhador reconheça seu papel decisivo na Campanha Salarial, pois vai ser preciso o compromisso e participação ativa de toda categoria. Esteja atento aos informes do sindicato, a assembleia pode ser chamada novamente para tomada de decisão em caso de haver impasse na negociação.

Ficamos mais fortes com o apoio e envolvimento de todos os trabalhadores.