Para melhor representar, organizar e defender a categoria, a APROFFETT (Associação de Professores da Escola Técnica TUPY) e APROFURJ (Associação dos Professores da FURJ), resolveram organizar um sindicato, seguidos inicialmente pelos professores do Bom Jesus, Santos Anjos, Elias Moreira e, posteriormente, por professores de outras escolas e auxiliares da administração escolar.

O Sindicato dos Trabalhadores em Instituições de Ensino Particular e Fundações educacionais do Norte do Estado de Santa Catarina, com base em Joinville, Garuva, Itapoá, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Massaranduba, Guaramirim, São João do Itaperiú, Barra Velha, Araquari, Balneário de Barra do Sul e São Francisco do Sul, foi fundado em Joinville (SC) em 17 de outubro de 1992 por uma assembleia realizada em uma das salas de aula da Furj. Nesta mesma Assembleia foi eleita a primeira diretoria.

A dificuldade em ter o reconhecimento tornou difíceis os primeiros anos. A base territorial requerida pelo Sinpronorte e contestada pelo Sinproesc só solucionada anos mais tarde. O reconhecimento estendeu-se para a comunidade e, em 1999 em assembleia realizada no Colégio Bom Jesus foi aprovada a extensão da categoria aos auxiliares da administração escolar.  A Carta Sindical sob Nº 46000.015872/00-74 foi recebida em 11 de junho de 2004.

Os trabalhadores organizados no Sinpronorte buscam a independência da classe; a organização e a educação como instrumentos de luta; a combatividade em defesa dos interesses históricos e imediatos dos trabalhadores; a autonomia frente ao Estado, patrões, partidos políticos e credos religiosos; a democracia e participação dos associados nas ações e decisões e o fim da exploração do homem pelo homem.

Segue relação dos presidentes do Sinpronorte: