NÃO É HORA DE VOLTAR

postado em: Notícias, Outros | 0

O Sinpronorte vem a público se posicionar contrário ao movimento de volta às aulas presenciais, previstas para acontecer, de forma escalonada, a partir do dia 3 de novembro próximo. Temos conhecimento de que a justiça libera o funcionamento das escolas, mas que o mapa ainda aponta alto risco para a região nordeste do Estado. A imprensa tem noticiado de que nas escolas estão sendo elaborados planos de contingência. Quem garante que estejam adequadas às normas e protocolos aprovados? Quem está acompanhando e validando essas iniciativas?

O ensino remoto, apreendido por professores, alunos e pais, num curtíssimo espaço de tempo, subverteu toda uma ordem estabelecida até então. As casas viraram salas de aula sendo que professores e professoras arcaram, durante todo esse período de isolamento, com toda a infraestrutura para o desenvolvimento das aulas remotas. O calendário escolar não foi prejudicado. Estamos a pouco mais de um mês para o encerramento do ano letivo e, ainda não há dados científicos suficientes para garantir o retorno saudável e seguro nas e das escolas.

Entendemos esse retorno como uma atitude meramente mercantil. E o poder econômico não deve prevalecer sobre a vida com qualidade, para todos. É preciso considerar os argumentos dos profissionais da saúde e também ouvir os professores e técnicos administrativos, além dos pais para decidir pelo retorno. Todos precisam sentir segurança e confiança neste processo e não é o que está acontecendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 3 =