Negociação: Escolas insistem em parcelar reajuste salarial

postado em: Campanha Salarial, Notícias | 0

O Sinpronorte se reuniu pela segunda vez com os representantes das escolas particulares e o resultado foi praticamente o mesmo. Os patrões insistem no parcelamento do índice da inflação para o reajuste salarial do ensino superior. Para educação básica, o reajuste viria em parcela única. Diante desta negociação, o Sinpronorte ainda não fechou o acordo.

Para o Sinpronorte, é inaceitável qualquer proposta que não reponha, no mínimo, a inflação. Durante os últimos anos, a educação particular alcançou lucros enormes através de incentivos do governo como FIES e PROUNI. Os dados comprovam que as escolas demitem e recontratam trabalhadores por salários menores, as matrículas seguem aumentando e as salas estão mais lotadas.

Reivindicação Pedido do Sinpronorte Contraproposta das escolas
Reajuste Salarial Reposição de 11,08% referente à inflação, mais ganho real de 3%, totalizando 14,08%. – Ensino básico: 11,08%

– Ensino superior: 11,08% com a possibilidade de parcelamento.

Reajuste dos pisos salariais Reajuste de 15%. Reajuste de 12%.
Vale-alimentação Inclusão para todos os Trabalhadores em Educação. Negado.

Escolas vão detalhar proposta de parcelamento

O Sinpronorte está aguardando retorno do sindicato patronal sobre a proposta de parcelamento do reajuste para o ensino superior. As escolas sugeriram que a negociação fosse fechada com a indicação de reajuste salarial em parcela única, mas com ponderações. Os patrões estão pedindo para que seja flexibilizado o reajuste das escolas que comprovarem estar passando por dificuldades financeiras.

O Sindicato afirma que esta é uma proposta absurda, mas vai aguardar o retorno das escolas. “O mínimo aceitável de reajuste é a inflação em parcela única na data-base. Qualquer coisa pior que isso significa diminuição de salários”, argumenta o professor Milton Zanotto, Presidente do Sinpronorte.