Fetraesc realiza II º Congresso Estadual

postado em: Fotos, Notícias | 0

DSCF4389-750x396No dia 16 de Agosto aconteceu na cidade de Itajaí, o Segundo Congresso Estadual da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado e Fundações Públicas de Direito Privado e/ou Comunitário de Santa Catarina (Fetraesc). O encontro serviu para traçar os rumos da Federação e discutir encaminhamentos para a campanha salarial que começa este ano e se encerra no processo de negociação coletiva do ano que vem.

 

A Fetraesc foi criada em 2009 por um grupo de seis sindicatos, que decidiu romper com a antiga federação, Fetesc, devido às práticas pouco democráticas e de distanciamento crescente da categoria. O pedido de registro da nova federação foi negado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, alegando duplicidade de representação no Estado. Esta decisão fez com que a direção da Fetraesc optasse por encerrar a entidade juridicamente.

 

A intervenção do grupo da Fetraesc continua da mesma forma. Os seis sindicatos – entre eles o Sinpronorte – permanecem unidos em torno de um coletivo sindical com o compromisso político de atuação unificada.
DSCF4411-750x562

 

Formação: Campanha Salarial

O encontrou serviu ainda para discutir a conjuntura política e econômica do país. O economista Zé Álvaro, Diretor Técnico do Dieese, apresentou dados sobre a economia do país. Segundo o economista, entender o contexto atual é importante para municiar de informações as entidades sindicais e seus representantes para quando forem sentar a mesa de negociação com os representantes da entidade patronal. Ao reivindicar aumento salarial e melhorias para a categoria, informações contundentes são necessárias, além de uma boa leitura do quadro político e econômico do país.

 

Com informações do Sinproeste.

 

[gdl_gallery title=”congresso-fetraesc” width=”167″ height=”167″ galid=”1″ ]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dezessete =