Seminário Internacional discute privatização do ensino no Brasil e no mundo

postado em: Notícias | 0

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) realizou entre os dias 21 e 24 de setembro um seminário internacional para debater os diferentes modos de privatização da educação no Brasil e no mundo e as estratégias globais e locais de enfrentamento.

Especialistas abordaram os números que comprovam a expansão da onda privatista no Brasil. Diante do cenário, apontaram uma constatação: não bastam soluções legislativas para frear as corporações, uma vez que o capital assume diversas formas se instalar nas economias.

“Estou convencido que a solução legislativa não é suficiente. Não adianta regular tudo, porque outros países que estão bastante regulados, com limites a participação de capital privado, com um tempo encontra meios de entrar. É um capitalismo camaleão, porque ele sabe como se instalar novamente”, declarou Antonio Olmedo, pesquisador da Universidade de Roehampton, no Reino Unido.

O seminário trouxe pesquisadores brasileiros entre eles Angelo Gavrielatos – Diretor mundial de privatização e mercantilização da educação da Internacional da Educação (IE) e ex-presidente do sindicato dos educadores australianos União Educação (AEU), Susan Robertson – Pesquisadora e especialista em Economia Política Educativa e professora de Sociologia da Educação da Universidade de Bristol, no Reino Unido, San Seller – Pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Queensland, na Austrália, especialista em políticas de educação global, Antonio Olmedo – Pesquisador da Universidade de Roehampton, no Reino Unido, e especialista em Educação, Políticas Neoliberais, Redes e Grupos de Pressão.

Confira todos os temas e apresentações do Seminário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 9 =