Sinpronorte inicia negociação com SENAC

Depois de ouvir os trabalhadores em assembleias, o Sinpronorte apresentou formalmente a proposta de acordo coletivo para direção do SENAC. A primeira rodada de conversas aconteceu na última segunda-feira (29 de junho) e teve a participação dos sindicatos dos trabalhadores e direção e advogados do SENAC. O Sinpronorte fez a defesa de itens importantes que precisam ser negociados embora a escola sinalize a vontade de flexibilizar algumas cláusulas.

Para o Sinpronorte, as cláusulas referentes à jornada de trabalho, recesso escolar e vale alimentação são as mais importantes nesse processo de negociação. O sindicato está atento às especificidades do SENAC, mas não aceitará nenhuma flexibilização que signifique retirada de direitos dos trabalhadores.

O Sinpronorte passou a representar os trabalhadores do SENAC desde que a justiça determinou que os então instrutores fossem registrados como professores. A legislação trabalhista garante uma série de direitos específicos para essa categoria profissional, inclusive regras diferenciadas para aposentadoria. Para o Sinpronorte é fundamental que esses direitos básicos sejam cumpridos.

Veja na íntegra a proposta de Acordo Coletivo apresentado.

A primeira rodada de negociação definiu pela prorrogação da data-base e estipulou o prazo limite de 31 de agosto para o fim da negociação. A data-base permanece 1º de julho, ou seja, todas as definições deverão ser aplicadas em função desta data.