11 de novembro: dia de greve geral

Dezenove cidades de Santa Catarina organizam paralisações e atividades nesse dia de greve geral. As mobilizações organizadas pelas centrais sindicais (CUT, CTB, UGT, Intersindical e CSP Conlutas) contam também, em algumas regiões, com o apoio de outros movimentos sociais e estudantis.

O principal objetivo das atividades é alertar a sociedade dos diversos projetos que tramitam no Congresso e preveem a retirada de direitos. Entre eles, o que está a ponto de ser aprovado é o Projeto de emenda Constitucional – PEC 241, que depois de aprovada, está no senado com o rebatizada como PEC 55.

De acordo com Anna Julia Rodrigues, presidente da CUT-SC, a PEC 241 é gravíssima para o povo brasileiro, ela congela por 20 anos os investimentos em saúde, educação e tantas outras políticas públicas. “Veremos em poucos anos o resultado desastroso dessa medida, com o fim de criação de institutos federais, fim das universidades públicas, péssima qualidade nas estruturas das escolas, menos investimento em saúde, aumento de filas para cirurgias custeadas pelo SUS, fim da valorização do salário mínimo, enfim, é uma PEC da morte e do fim das políticas públicas e do desenvolvimento do país”, explica Anna.

Além da PEC 55 (antigo 241), a greve geral traz como bandeira de luta a posição contrária a Reforma da Previdência; a retirada de direitos trabalhistas, disfarçados em projetos como o negociado sobre o legislado; a liberação da terceirização sem limites; a medida provisória 746 que prevê reforma do ensino médio; e a entrega do pré-sal ao capital estrangeiro.

Conheça quais locais terão atividades:

Local Horário
Florianópolis – Praça Tancredo Neves Concentração a partir das 16h
Chapecó – Praça Coronel Bertaso 9h
São Miguel do Oeste – Praça Walmir Botarro Daniel de SMO Concentração às 9h
Xanxerê – Praça Tiradentes Concentração às 9h
Concórdia – Em frente ao estádio Municipal Concentração às 15h
Joaçaba – Praça em Frente Prefeitura Municipal Concentração das 11h às 14h
Criciúma – Praça Nereu Ramos Concentração às 16h
Blumenau –
Rio do Sul – Salas Paroquiais – Rua XV Novembro I Seminário Regional da Classe Trabalhadora Concentração às 13h
Joinville – Praça da Bandeira Concentração às 16h
Jaraguá do Sul – Praça Ângelo Piazeira Concentração às 15h30min
Lages – Calçadão da Praça João Costa 14h Início das Atividades com Panfletagem – às 16h Inicio ATO possível marcha pelo centro

Os demais municípios irão realizar mobilizações e manifestações: Dionísio Cerqueira; Pinhalzinho; Palmitos; Xaxim; Seara; Abelardo Luz; Curitibanos.

Com informações da assessoria de comunicação da CUT-SC.