• Home
  • Institucional
    • Diretoria
    • Histórico
    • Registro Sindical
    • Sede
  • Associados
    • Atualização Cadastral
    • Pedido de Demissão
    • Currículo
    • Auditório
    • Salão de Festas
  • Convênios
    • Convênio – Joinville
    • Convênio – Jaraguá do Sul
    • Convênio – São Bento do Sul
  • Notícias
    • Notícias da Categoria
    • Reforma da Previdência
    • Extra Classe
    • Direito Nosso
    • Edições do Jornal Impresso
  • Legislação
    • Convenções e Acordos
    • TAC
    • CLT
    • LDB
    • NR17
    • ACORDOS INDIVIDUAIS PARA SUSPENSÃO
  • Pisos Salariais
  • Parceiros
  • Galeria
    • Fotos
    • Vídeos
  • Contato
facebook
twitter

Blog Sinpronorte

08
DEZ
2016

Reforma da Previdência vem para dificultar aposentadorias

tag : Aposentadoria, Contribuição, Golpe, INSS, Previdência Social, Reforma, Reforma da previdência, Reforma Previdenciária, Temer
by : sinpronorteadmin
comment : 0

Para fechar o ano de 2016 com chave de ouro, o governo federal cumpriu a promessa e apresentou a proposta de reforma da Previdência. Michel Temer e seus ministros enviaram à Câmara dos Deputados o projeto que já tramita como PEC 287. A justificativa da reforma seria a necessidade de equilibrar as contas públicas, assim como foi justificada a PEC 55 (antiga 241 na Câmara) que limita gastos públicos. Se aprovada, a reforma trará mudanças significativas no acesso à aposentadoria, dificultando ainda mais o recebimento do benefício integral.

Critérios para se aposentar de acordo com a proposta de reforma:

  • Idade mínima de 65 anos
  • Tempo de contribuição mínimo de 25 anos.

Veja simulações de cálculos para obter aposentadoria integral: comparação da regra atual com a proposta de reforma da previdência.

Com 65 anos o trabalhador estaria apto a se aposentar. O tempo de contribuição é que determinaria se o benefício será integral ou parcial, desde que tenha contribuído no mínimo por 25 anos. Para alcançar o benefício integral, seria necessário contribuir por 49 anos para previdência. A partir da reforma, não haveria mais diferenciação entre homens e mulheres como existe no modelo atual.

Fim da aposentadoria especial: a proposta de reforma também sugere o fim da aposentaria diferenciada que os professores da educação básica possuem. Atualmente, o tempo de contribuição para professores é menor.

A regra não teria efeito para homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45 anos. Estes se encaixariam em uma faixa transitória.

A proposta do governo estabelece um cálculo progressivo e proporcional para trabalhadores que alcançarem 65 anos de idade, mas que não acumularam 49 anos de contribuição.

tabela-aposentadoria-65-anos-proporcional

Pelo texto da reforma, a idade mínima de 65 anos só garantiria aposentadoria integral para quem tiver começado a trabalhar aos 16 anos. Isso se não tiver ocorrido durante o período nenhuma interrupção nas contribuições, seja por desemprego seja por afastamento.

tabela-aposentaria-integral-49-anos-de-servico

O objetivo do governo é que o texto seja aprovado no primeiro semestre de 2017. Para ser aprovado, precisa passar pelos plenários da Câmara e do Senado, em duas votações, com maioria de 3/5 dos parlamentares.

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn
  • WhatsApp
Sobre o Autor

Compartilhar

  • google-share

Deixe um Comentário Cancelar resposta

*
*

captcha *

Curta nossa Fanpage no Facebook

Vídeos

Mais vídeos

Mapa de Localização

Dados de Contato

Joinville - Sede
Av. Santos Dumont, 208 - Bom Retiro
(EM FRENTE À SUB ESTAÇÃO DA CELESC)
Fone/fax: (47) 3433 1100
CEP: 89223-001

Contato:

© 2014 Sinpronorte. Todos os direitos reservados