SENAC: Trabalhadores aprovam negociação

postado em: Notícias | 0

O Sinpronorte realizou assembleias nas três unidades do SENAC no norte do estado com os trabalhadores para validação da negociação de acordo coletivo. A resposta dos trabalhadores foi positiva para proposta negociada, apesar de haver muito debate sobre a mudança no plano de saúde. O SENAC conseguiu diminuir o número de trabalhadores com cobertura de 70%. Para o restante da negociação há acordo. Com o resultado da soma das três assembleias, os trabalhadores autorizam o sindicato a assinar o acordo coletivo.

Em função da cláusula do plano de saúde, os trabalhadores de Joinville rejeitaram a proposta, mas no total foram 40 votos favoráveis ao fechamento da negociação, contra 27. A prática anterior no plano de saúde era de 70% de cobertura para quem recebe até 9 salários mínimos e 50% de cobertura para quem recebe acima de 9 salários mínimos. Na negociação, o SENAC propôs mudar a faixa de corte para 5 salários mínimos. O Sinpronorte é contra a retirada de benefícios, mas respeita a decisão da maioria dos trabalhadores.

 

Confira como foi a votação em cada unidade:

Unidade Concorda com a proposta negociada Discorda da proposta negociada
Joinville 2 18
Jaraguá do Sul 29 7
São Bento do Sul 9 2
Total 40 27

 

 

Uma novidade da negociação realizada este ano foi a inclusão do feriado do Dia do Trabalhador em Educação. Os professores e técnicos administrativos do SENAC passam a contar com mais este feriado no ano. Em 2015, a folga será dividida em dois dias: 70% dos trabalhadores dia 16 de outubro e 30% no dia 23 de outubro.

Os trabalhadores do SENAC também contam com benefícios diferenciados do restante da categoria. Um exemplo prático é a saída para acompanhamento de dependentes. Os trabalhadores do SENAC podem se ausentar do trabalho quantas vezes forem necessárias para acompanhar dependentes menores de idade ou inválido. Na convenção coletiva que cobre praticamente todas as outras escolas, existe o limite de idade (dependentes até 14 anos) e de ausências no ano (quatro).

Clique aqui para ver a proposta completa negociada entre sindicatos laborais e direção do SENAC.

O Resultado da negociação está longe do ideal. Este foi o primeiro contato entre sindicato e trabalhadores. Daqui para frente é necessário construir uma mobilização coletiva da categoria para haver avanços. O Sinpronorte se coloca à disposição para ouvir todos os trabalhadores e ser, de fato, um instrumento  de fortalecimento da classe trabalhadora.

Esta é a primeira negociação com a categoria que anteriormente era representada por outro sindicato. A direção do Sinpronorte se reuniu sete vezes com os diretores do SENAC para chegar a uma proposta de acordo coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =