SESI: realizada primeira rodada de negociação sobre acordo coletivo

Os diretores do Sinpronorte e de outros sindicatos de professores do estado se reuniram com a direção do SESI na última segunda-feira (14 de dezembro). O encontro foi a primeira reunião formal para tratar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho. Os sindicatos entregaram a proposta de cláusulas, e que a partir de agora serão analisadas pela direção do SESI. Ainda não há data definida para o próximo encontro.

O Sinpronorte reforça que o Acordo Coletivo serve para detalhar aquilo que já é garantido por lei. Um exemplo é o recesso escolar. O Acordo vai servir para reafirmar a legislação e esclarecer a aplicação da lei de acordo com a realidade específica da escola. O Sinpronorte é contra qualquer negociação que resulte em retirada de direitos dos trabalhadores.

A base da consolidação deste acordo coletivo é a participação dos professores. A elaboração das reivindicações foi construída coletivamente em assembleias. Da mesma forma, o fechamento do acordo só acontecerá mediante aprovação dos professores.

Veja a redação final da proposta de Acordo Coletivo apresentada para direção do SESI.

Como fica o recesso escolar por enquanto?

Trabalhar durante o recesso escolar é descumprir a lei. E isso significa a possibilidade de cobrança no futuro. Contudo, o Sinpronorte não tem poder de autuar a escola e ordenar que os professores não voltem durante o recesso escolar. Somente quando houver alguma penalidade clara definida no acordo coletivo o sindicato poderá agir mais objetivamente.