Thai Yoga: alongamento muscular e alívio de dores

postado em: Notícias | 0

Os problemas de tensão muscular afetam pessoas das mais diversas áreas. E com os trabalhadores em educação não é diferente. Seja nos serviços administrativos, ou na sala de aula, todos estão sujeitos a sofrer com dores vindas de má postura, estresse e sobrecarga profissional. O Sinpronorte separou esta dica de atividade para diminuição dos problemas com tensão muscular. O texto é da fisioterapeuta e instrutora de Yoga Isabeli Loureço.

 

Thai yoga: alongamento muscular e alívio de dores

A tensão muscular nos dias atuais é desencadeada por fatores como má postura e sobrecarga em atividades comuns do dia a dia e atividades físicas, mas é gerada principalmente pelo estresse emocional. Essa tensão muscular cria áreas sensíveis a movimento e ao toque, áreas conhecidas como “pontos-gatilhos”.

thay-ioga-2Em longo prazo estes “pontos-gatilhos” geram o que chamamos de dores crônicas, havendo um aumento da dor, do tônus, sensíveis a mudanças de temperatura, estresse emocional, esforço físico leve e que pode vir a surgir de forma constante, podendo gerar dor irradiada para membros e até impedindo a boa qualidade do sono e atividades comuns do dia a dia.

A Thai Yoga Massagem é uma antiga arte manual de prevenção e tratamento. Praticada de forma meditativa, fazendo parte central da prática médica tradicional tailandesa. Observando-se a fisiologia da dor, o tratamento de um ponto gatilho é realizado dentro da Thai Yoga Massagem utilizando pressões, fricções, mobilizações, alongamentos que geram a liberação de substâncias específicas que o corpo produz, oxigenando também os tecidos, proporcionando alívio e sedação do desconforto doloroso.

thay-ioga-1Um fator importante na execução do alongamento é a respiração. Aconselha-se inspirar fundo e expirar devagar. Determinados movimentos são auxiliados por uma ou outra fase do ciclo respiratório. Um corpo que respira melhor e sente-se feliz promove autoestima. Costas relaxadas e coluna vertebral em bom posicionamento, diminuição de estresse, maior consciência corporal, aumento da amplitude de movimento, alívio de dores no corpo e melhora na qualidade de vida são alguns dos vários benefícios da terapia com Thai Yoga Massagem.

 

O Sinpronorte conta com convênio com a clínica Naturale em Jaraguá do Sul que oferece uma série de atendimentos terapêuticos. Saiba mais.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =